sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Citologia: Surgimento e Desenvolvimento

Ao estudarmos a origem e a evolução dos seres vivos, falamos em origem e evolução da célula. Afinal, com exceção dos vírus, os seres vivos são formados por células.


A área da Biologia que estuda a célula é a Citologia. Essa área só teve início a partir do momento em que o ser humano começou a construir aparelhos com lentes que propiciam grande aumento das imagens de objetos. Esses aparelhos, chamados microscópios, possibilitam o conhecimento e o estudo de estruturas invisíveis a olho nu, já que na sua maioria as células são microscópicas.



Os primeiros microscópios foram construídos nos séculos XVI, mas somente no século XVII foram utilizados com finalidades biológicas. O holandês Anton van Leeuwenhoek (1632-1723) construiu um microscópio formado por uma lente de aumento, que lhe permitia obter imagens ampliadas em até trezentas vezes. Com o seu microscópio que foi denominado microscópio simples, Leeuwenhouek analisou e descreveu vários microrganismos. Por usar a luz para iluminar os objetos observados seu microscópio foi chamado também de microscópio de luz (ML) ou de microscópio óptico (MO).

Mais tarde, em 1665, o inglês Robert Hooke (1635-1703) publicou suas observações de estruturas visíveis ao microscópio de luz, só que esse microscópio era construído com duas lentes de aumento associadas a um tubo. Essas observações lhe proporcionaram o crédito de descobridor das células.

O microscópio utilizado por Hooke apresentava uma lente chamada ocular (voltada para o olho humano) e outra chamada objetiva (voltada para o objeto a ser analisado). Por apresentar duas lentes, ele é chamado de microscópio composto.

As imagens obtidas nos microscópios compostos são bem mais detalhadas e complexas do que as observadas em microscópios simples.
Postagem por : Thaynara
 Fonte : Shvoong.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário