terça-feira, 31 de agosto de 2010

O desenvolvimento da utilização das fontes de energia


Hoje em dia, nós seres humanos somos dependentes da energia encontrada na superfície da terra. Mais inicialmente a força humana foi a mais utilizada transportando alimentos, água e entre outros objetos, mas com o tempo descobriram as vantagens do aproveitamento da força animal para o transporte de cargas na agricultura bem como em outras atividades.
A descoberta do fogo foi um grande salto tecnológico, mas não bastava descobrir como fazer o fogo.Era necessário uma matriz energética para mantê-lo aceso, e foi experimentado a madeira, carvão mineral ou óleo, que afloram a superfície em determinadas regiões.
Na história da humanidade foram utilizadas várias fontes de energia de acordo com as necessidades que apareciam e os interesses econômicos.
O grande impulso no consumo de energia ocorreu com a Revolução Industrial no século XVIII, quando se descobriu a força do vapor para impulsionar os maquinários até ali movidos à força humana.
A primeira matriz energética empregada foi o carvão. Além das fontes de energia que já foram apresentadas todos procuram outras energias alternativas, já que os combustíveis fósseis ou mesmo o urânio fazem parte do conjunto de recursos não renováveis e muito poluidores.
Os tipos de energia que temos são: energia hidrelétrica, que é mais utilizada no Brasil, a energia fóssil formada a milhões de anos, a energia eólica gerada a partir do vento, energia nuclear que usa o urânio como o elemento químico, energia  geotérmica que nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor que pode chegar até 5.000 °C de calor,a energia gravitacional que é gerada a partir do movimento das águas oceânicas.

Fonte: Sistema Inter@tivo de ensino: 1° ano. Tatuí, SP:Casa Publicadora Brasileira, 2006. Vários Autores.
Postagem por: Adriana Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário