sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Fontes de energia do mundo


A principal fonte de energia existente hoje é o petróleo, mas além de não ser renovável, e ser um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, o petróleo ainda será motivo de muitas guerras e conflitos entre os países, principalmente aqueles países que dependem muito dessa fonte energética como os Estados Unidos, os países do oriente médio e vários outros. Por isso diversas nações do mundo inteiro estão investindo muito dinheiro em projetos que utilizaram as fontes de energia alternativa, como a energia solar, a energia eólica, a energia geotérmica, o biodiesel, a energia obtida através do hidrogênio, a energia dos mares, o etanol e a biomassa. Essas fontes de energia alternativas citadas são as mais abordadas em projeto para uma menor contribuição para o aquecimento da Terra e também para tentar alcançar cada vez mais uma independência com relação ao petróleo. Explicarei algumas dessas energias alternativas.


biomassa: utiliza matéria de origem vegetal para produzir energia (bagaço de cana-de-açúcar, álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais etc.)

energia solar: utiliza os raios solares para gerar energia oferece vantagens como: não polui, é renovável e existe em abundância. A desvantagem é que ainda não é viável economicamente, os custos para a sua obtenção superam os benéficos.

energia eólica: é a energia gerada através da força do vento captado por cata-ventos. Suas vantagens são: é abundante na natureza intenso e regular e produz energias a preços relativamente competitivos.

etanol: é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar, do eucalipto e da beterraba. Como energia pode ser utilizado para fazer funcionar motores de veículos ou para produzir energia elétrica. Suas vantagens são: é uma fonte renovável e menos poluidora que a gasolina.

biodiesel: o biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos. Vantagens: é renovável, não é poluente. Desvantagens: grande quantidade de glicerina é queimada, e há o esgotamento do solo.


Postagem por: Paula Andréa
Fonte : Shvoong.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário